Sans Forgética: Numa mais esqueça uma informação
Uma nova fonte publicada hoje pode ajudar as pessoas a lembrar mais do que lêem quando milhares de alunos começam a estudar para os exames.
Pesquisadores e acadêmicos de diferentes disciplinas se uniram para desenvolver, projetar e testar a fonte chamada Sans Forgetica .
A fonte é o primeiro tipo de letra do mundo projetado especificamente para ajudar as pessoas a reter mais informações e lembrar mais de notas de estudo digitadas e está disponível gratuitamente.
Ele foi desenvolvido em uma colaboração entre especialista em design tipográfico e psicólogos, combinando teoria psicológica e princípios de design para melhorar a retenção de informações escritas.
Stephen Banham, conferencista da RMIT em tipografia e líder do setor, disse que foi ótimo trabalhar em um projeto que combinou pesquisa de tipografia e psicologia e os especialistas do Behavioral Business Lab da RMIT .
“Essa polinização cruzada do pensamento levou à criação de uma nova fonte que é fundamentalmente diferente de todas as outras fontes. É também uma aplicação clara da teoria em prática, algo pelo qual lutamos na RMIT ”, disse ele.
O presidente do Laboratório de Comportamentos Comportamentais da RMIT e economista comportamental, Dr. Jo Peryman, disse que era uma ótima ferramenta para os estudantes que estudam para os exames.
“Acreditamos que esta é a primeira vez que princípios específicos da teoria do design foram combinados com princípios específicos da teoria da psicologia, a fim de criar uma fonte”.
A fonte foi desenvolvida usando um princípio de aprendizado chamado ‘dificuldade desejável’, onde uma obstrução é adicionada ao processo de aprendizado, o que requer esforço suficiente, levando a uma melhor retenção de memória para promover um processamento cognitivo mais profundo.
Professora de Marketing Sênior (Métodos Experimentais e Design Thinking) e membro fundador do Laboratório de Negócios Comportamentais da RMIT, Dr. Janneke Blijlevens, disse que fontes típicas são muito familiares.
“Os leitores geralmente olham para eles e nenhum traço de memória é criado”, disse Blijlevens.
No entanto, se uma fonte for muito diferente, o cérebro não poderá processá-la e a informação não será retida.
“Sans Forgetica está em um ponto ideal onde apenas obstruções suficientes foram adicionadas para criar essa retenção de memória.”
Sans Forgetica tem vários graus de “distintividade” embutidos que subvertem muitos dos princípios de design normalmente associados à tipografia convencional.
Esses graus de distinção fazem com que os leitores demorem mais tempo em cada palavra, dando ao cérebro mais tempo para se envolver em processamento cognitivo mais profundo, para aumentar a retenção de informações.
Aproximadamente 400 estudantes universitários australianos participaram de um laboratório e de um experimento on-line realizado pela RMIT, onde fontes com uma série de obstruções foram testadas para determinar o que levou à melhor retenção de memória. Sans Forgetica quebrou princípios de design suficientes sem se tornar ilegível e ajudou na retenção da memória.
Se você utiliza o Google Chrome, pode usar a extensão e começar a nunca mais esquecer algo importante, como aquela informação dos seus candidatos políticos.